Freguesia de Horta da Vilariça

Pontos de Interesse


 

História

Esta freguesia do Concelho de Torre de Moncorvo situa-se em terreno acidentado, na margem direita de um afluente do Rio Sabor. Está rodeada, a poente, pelas serranias de Cabeça de Mouro, Castedo e Lousa.
Pensa-se que esta povoação é muito antiga e que, certamente, foi povoada há milhares de anos. A aldeia fica perto da antiga vila de Santa Cruz da Vilariça embora se situe na margem direita da Ribeira.
No seu termo apareceram alguns vestígios arqueológicos como machados de pedra polida, mós manuais ou sepulturas cavadas nas rochas que fazem ascender o seu povoamento a eras muito antigas.
Em termos religiosos, foi em tempos uma vigararia da colegiada de Torre de Moncorvo.
Os habitantes desta aldeia gostam de falar da sua terra e de mostrar o crescimento que ela tem desde a Ribeira até ao cimo do povo, à saída para a Lousa, pois a povoação foi-se alargando, ao longo dos tempos.


Povoações

Vide

Este lugar, povoado desde épocas romanas, era um Velho Vilar dentro da Vila Medieval de Santa Cruz da Vilariça. Possuía naquela época uma fortificação que lhe permitia uma defesa natural nos rápidos declives da Vilariça.
A palavra Vide como o próprio nome indica vem da cultura da Videira. Até há reforma administrativa do liberalismo pertenceu a Vila Flor, passando a ser anexa à Horta da Vilariça, em 1885.
A localidade de Vide tem uma típica arquitectura e etnografia tradicional, com a Igreja Matriz posicionada sobre o monte e o declive para o Vale da Vilariça.


Distância a Torre de Moncorvo
13 Km


Festas e Romarias

S. Sebastião (20 de Janeiro) e S. Lourenço (Agosto).


Património

Igreja matriz, capelas de N. Sra. de Fátima e de S. Lourenço, cruzeiro de N. Sra. dos Aflitos e fontes.

Paisagem natural do Vale da Vilariça.


Actividades Económicas

Agricultura, vitivinicultura, olivicultura, pastorícia, indústria de panificação e comércio.

 

Galeria Fotográfica

Não existem imagens...